terça-feira, 29 de abril de 2025

JOÃO PARTE PARA ESFRIAR CALDEIRÃO COM SILVIO COSTA FILHO

''É importante compreender o lugar dos outros'', diz João Campos sobre queixa de Silvio Costa Filho
Ministro mandou o recado nas redes sociais de que aliança partidária só será decidida em 2026
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem atuado nos bastidores para amenizar uma tensão política que ganhou corpo nos últimos dias envolvendo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). O desconforto foi provocado pela aproximação de aliados do PSB com bases eleitorais que historicamente orbitam em torno do Republicanos, com a situação chegando a um ponto crítico após o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas, declarar apoio público ao deputado federal Felipe Carreras (PSB). Incomodado, Silvio Costa Filho recorreu às redes sociais para manifestar seu descontentamento e deixar claro que a definição de alianças partidárias será debatida apenas em 2026, sinalizando o desejo de preservação dos espaços já consolidados pelo Republicanos em Pernambuco.

Em meio ao impasse, João Campos adotou um discurso conciliador, ressaltando a importância do respeito entre aliados e reconhecendo o papel estratégico de figuras como Silvio Costa Filho na construção de um ambiente político estável. "O ministro Silvio Costa é um amigo, um aliado político que tenho uma estima muito grande. A gente sabe que, nesse momento de construção de candidaturas proporcionais, é natural ter enfrentamentos nas bases, nas cidades. É normal isso em certas circunstâncias gerar um acirramento na disputa do voto federal", afirmou Campos, sinalizando que compreende a raiz do incômodo e que não deseja prolongar o atrito.

O prefeito reforçou que a busca por consenso é fundamental e apontou que é necessário compreender e respeitar o espaço político de cada grupo, defendendo abertamente as candidaturas do Republicanos. Em suas declarações, João Campos citou o próprio ministro Silvio, além dos deputados Carlos Costa, Augusto Coutinho, Ossésio Silva e Fernando Monteiro, como quadros que, segundo ele, terão o apoio do PSB para fortalecer suas trajetórias políticas, evitando conflitos desnecessários que possam minar alianças mais amplas. A movimentação de Campos também tem como pano de fundo sua preparação para assumir, em maio, a presidência nacional do PSB, o que exige do jovem prefeito uma habilidade ainda maior para articular e manter alianças em diversos níveis.

Além das tratativas internas para conter ruídos com o Republicanos, João Campos também tem intensificado sua presença em eventos partidários pelo país. Sua participação ativa nos congressos estaduais do PSB faz parte de uma estratégia bem definida para fortalecer sua liderança nacionalmente e abrir portas para o Recife no cenário político mais amplo. "Enquanto prefeito, quanto mais força a gente tiver para poder representar, não só aqui, mas no Brasil, o partido da dimensão do PSB, a gente sabe que isso é bom para o Recife. Isso traz oportunidade de em qualquer parte do Brasil chegar e ser atendido. Ter a oportunidade de poder apresentar o partido e as pessoas saberem de onde eu saí, que é do Recife", declarou Campos, apontando para a conexão direta entre o fortalecimento partidário e os benefícios institucionais que essa rede de relações pode trazer para a capital pernambucana. Com habilidade política e atenção redobrada aos movimentos internos, João Campos vai se consolidando como uma das principais lideranças de sua geração, equilibrando interesses locais e nacionais em um momento de rearranjos e disputa por espaços no tabuleiro eleitoral.

Nenhum comentário: