terça-feira, 23 de junho de 2026

EVENTO INTERNACIONAL REALIZADO NO NORDESTE DEBATE O APRIMORAMENTO DAS OUVIDORIAS COMO INSTRUMENTO DE DEFESA DA POPULAÇÃO

Imagine um canal direto onde o cidadão pode não apenas registrar uma reclamação, mas exigir a garantia de seus direitos, denunciar irregularidades e forçar a melhoria de serviços públicos e privados. Essa é a verdadeira missão de uma Ouvidoria.

No entanto, para que essa estrutura deixe de ser apenas um setor de atendimento e atue como o principal escudo de defesa dos interesses da população, ela exige independência e aprimoramento constante.

É com o objetivo de fortalecer e modernizar essa rede de proteção à sociedade que o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará nos dias 26, 27 e 28 de agosto deste ano, o 18º Seminário Nacional "Ouvidores & Ouvidorias" e o 8º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”.

Com o tema “Um encontro de todas as vozes”, evento acontecerá em Maceió (AL), no Hotel Ritz Lagoa da Anta reunindo especialistas, defensores públicos, gestores e ouvidores de diversas partes do Brasil e da América Latina. A pauta central focará em como tornar esses canais mais acessíveis à população leiga, transparentes e eficientes na resolução de conflitos.

Para o público em geral, entender o papel da ouvidoria é um passo fundamental para o exercício da cidadania. Diferente de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que segue roteiros para resolver problemas rotineiros, a ouvidoria é a representante do povo dentro da organização. É a instância capaz de enfrentar a burocracia, investigar falhas estruturais em prefeituras, hospitais, bancos ou concessionárias, e transformar uma insatisfação individual em uma mudança definitiva para todos.

Petrônio Tavares, presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, reforça que a evolução desses canais é uma necessidade urgente para o país.

"As ouvidorias são o verdadeiro termômetro da nossa sociedade e a principal ferramenta de proteção para quem busca respeito e eficiência. Quando escolhemos o tema 'Um encontro de todas as vozes', nosso objetivo é mostrar que não existe governança, serviço público de qualidade ou um mercado justo se a população não for escutada de forma ativa. Este seminário é um fórum no qual buscamos apontar alternativas para aperfeiçoarmos esses canais, garantindo que eles tenham autonomia e poder real para defender o cidadão", afirma Tavares.

Entre os palestrantes estarão Cristovam Buarque, ex-Ministro da Educação do Brasil, ex-Governador do Distrito Federal; Amelia Lópes, Presidente do ILO - Instituto Latinoamericano del Ombudsman/Defensorías del Pueblo; David Bondia, Presidente da AGOL - Alianza Global del Ombudsperson Local; Diego de Oliveira, Diretor-Geral da Escola Nacional da Defensoria Pública da União.

Os interessados em participar dos debates, capacitações e trocas de experiências já podem garantir suas vagas. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial da instituição: https://www.procidadania.org.br

Sobre o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania

Sediado no Recife (PE), o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania atua há mais de três décadas com o compromisso de promover a inclusão, o desenvolvimento e o engajamento cívico. Por meio de projetos de qualificação, campanhas de solidariedade e grandes seminários, a ONG estimula a harmonia das relações sociais e a defesa dos direitos fundamentais da sociedade.


TRUPE DE ARCOVERDE, MARTINS, GERALDINHO LINS E GAROTA SAFADA MARCAM A DÉCIMA NOITE DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

A décima noite do São João de Arcoverde confirmou mais uma vez a diversidade cultural que faz da festa uma das mais tradicionais e prestigiadas do Nordeste. Nesta segunda-feira (22), os polos juninos espalhados pela cidade reuniram milhares de pessoas em uma programação marcada pela valorização da cultura popular, da música regional e dos grandes sucessos do forró.

Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, onde o tradicional Samba de Coco Trupé de Arcoverde levou ao público o ritmo, a dança e a identidade cultural que fazem parte da história do município. O grupo foi amplamente aplaudido pelos forrozeiros que tomaram de conta do espaço dedicado às manifestações populares.

Também no Polo Raízes do Coco, outro destaque foi o cantor Martins, um dos principais nomes da nova geração da música pernambucana. Com sua mistura de MPB, regionalidade e poesia, o artista conquistou o público e protagonizou uma das apresentações mais aguardadas da noite.

No Polo Multicultural, o clima foi de nostalgia e muita animação. A banda Garota Safada levou ao palco os sucessos que marcaram uma geração de forrozeiros, fazendo o público cantar em coro e reviver momentos históricos do forró estilizado. Antes se apresentaram o Samba de coco Fulô do Barro e o cantor arcoverdense Dinho Menezes.

Encerrando a programação do principal polo da festa, Geraldinho Lins subiu ao palco e transformou a madrugada em uma grande celebração. Dono de um repertório consagrado nos festejos juninos, o cantor embalou os fãs com sucessos que atravessam gerações e manteve a multidão animada até os últimos momentos da apresentação.

Além dos destaques do Polo Multicultural e do Polo Raízes do Coco, a programação movimentou todos os polos culturais do São João de Arcoverde, reunindo apresentações de forró, maracatu, bandas de pífano, cultura popular, música alternativa e artistas locais.

A noite reforçou o compromisso do São João de Arcoverde com a democratização da cultura e a valorização das tradições nordestinas, consolidando a Festa Mais Linda do Mundo como referência em diversidade artística e preservação das raízes culturais de Pernambuco. Fotos: Amannda Oliveira

REGINA DA SAÚDE MARCA PRESENÇA NA CAMINHADA DO FORRÓ

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado.

FIG 2026: REUNIÃO COM COMERCIANTES SERÁ REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA (25)

A Prefeitura de Garanhuns convoca os interessados em comercializar alimentos e bebidas durante o Festival de Inverno de Garanhuns 2026 para uma reunião de alinhamento que acontecerá nesta quinta-feira (25/06), na CDL, localizada na Praça João Pessoa, nº 32.

Neste ano, a reunião será realizada em dois horários, de acordo com a categoria de comercialização.

Às 10h – Reunião com interessados em trabalhar com barracas, stands e trailers na Praça Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado.

Às 14h – Reunião com interessados em atuar com carrinhos, isopor, baleiros e ambulantes em geral.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura

NO SÃO JOÃO DE GRAVATÁ, GOVERNADORA RAQUEL LYRA RESSALTA INVESTIMENTOS DO GOVERNO DE PERNAMBUCO NO MUNICÍPIO

O apoio do Governo do Estado nos festejos juninos se soma a investimentos em segurança pública, recuperação de estradas, recursos hídricos e geração de emprego e renda

Celebrando o ciclo junino em mais uma cidade no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra desembarcou, na noite desta segunda-feira (22), em um dos destinos mais tradicionais e animados de Pernambuco: o São João de Gravatá. A gestora marcou presença na festa, que teve início no dia 13 deste mês e segue até o próximo dia 28. O São João de Gravatá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Defesa Social. Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Estado reforçou a operação com 1.124 lançamentos extras das forças de segurança durante o período junino. A vice-governadora Priscila Krause também participou dos festejos.
“Frequento o São João de Gravatá há muitas décadas e é uma alegria voltar mais uma vez como governadora e ver o quanto essa festa cresce e fica ainda mais bonita a cada ano. O Governo de Pernambuco tem apoiado não apenas a realização do evento, mas também investido em ações que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, recuperação de estradas e infraestrutura para impulsionar o comércio, os bares e os restaurantes. Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de renda e emprego para a nossa gente, porque um lugar bom para visitar também precisa ser um lugar bom para morar”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Além de movimentar a cultura popular, o São João de Gravatá impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A expectativada Prefeitura é receber cerca de um milhão de pessoas, gerando uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a parceria com a gestão estadual. “O Governo de Pernambuco vem apoiando a realização de grandes e bons eventos em nosso município, dentre eles, o São João, que se torna cada vez maior com o Governo chegando junto e nos incentivando”, agradeceu.

Com o reforço no efetivo, o São João de Gravatá conta com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, com integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE) e monitoramento do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A operação também conta com delegacia móvel, reforço do policiamento ostensivo e atuação da Corregedoria da SDS para garantir mais segurança e tranquilidade durante os festejos.
Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; o deputado federal André Ferreira; o deputado estadual João de Nadegi; e os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Silvestre (Passira) e Araújo (Amaraji); além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

ADRIANO CAMPOS MANTÉM PROTAGONISMO NA OPOSIÇÃO E SE CONSOLIDA COMO PRINCIPAL DESAFIANTE DO GRUPO GOVERNISTA EM TEREZINHA

Após protagonizar uma das disputas eleitorais mais acirradas da história recente de Terezinha, o ex-vereador Adriano Campos segue ampliando sua presença política e fortalecendo sua posição como uma das principais lideranças da oposição no município. Mesmo sem ocupar cargo público, ele tem mantido uma agenda ativa de articulações, encontros e construção de parcerias, demonstrando que a disputa encerrada nas urnas em 2024 está longe de representar o fim de seu projeto político.

A eleição municipal passada deixou evidente a força do grupo liderado por Adriano. Enfrentando toda a estrutura governista, o então candidato conquistou 2.663 votos e ficou apenas 85 votos atrás do atual prefeito Arnóbio Gomes, que venceu com 2.748 sufrágios. O resultado apertado transformou Adriano em uma referência para o campo oposicionista e consolidou seu nome como uma alternativa competitiva para o futuro político da cidade.

Desde então, o ex-vereador tem adotado uma postura de presença constante junto à população. Acompanhando demandas comunitárias, dialogando com lideranças locais e buscando interlocução com representantes estaduais, Adriano tem procurado manter viva a pauta da oposição e fortalecer seu grupo para os próximos desafios eleitorais.

Um dos pilares dessa construção política é sua relação de longa data com a deputada estadual Débora Almeida. Adriano costuma destacar a fidelidade política como uma de suas principais marcas. Em declarações recentes, reforçou que permaneceu ao lado de suas lideranças tanto nos momentos de vitória quanto nos períodos mais difíceis da trajetória política.

“Sou fiel à à minha deputada na vitória e na derrota. Diferente de muitos que só aparecem quando chega a bonança do poder”, afirmou, em uma fala que foi interpretada por aliados como um recado direto ao cenário político local e às movimentações de bastidores que costumam ocorrer em períodos pré-eleitorais.

Nos bastidores, apoiadores avaliam que a expressiva votação obtida em 2024 demonstrou que existe uma parcela significativa da população desejando mudanças na administração municipal. Para esse grupo, a diferença mínima registrada nas urnas revelou um município dividido politicamente e abriu espaço para a construção de uma alternativa competitiva visando as eleições de 2028.

Com pouco mais de dois anos até o próximo pleito municipal, Adriano trabalha para ampliar alianças, consolidar apoios regionais e fortalecer a atuação de suas lideranças políticas. O objetivo é transformar o capital político acumulado na última disputa em uma estrutura ainda mais robusta para enfrentar novamente o grupo governista.

A estratégia passa pela manutenção de uma oposição ativa, pela aproximação com a população e pela busca de investimentos e ações que possam beneficiar Terezinha. Enquanto o governo municipal administra a cidade, Adriano procura ocupar o espaço de principal voz crítica da gestão, mantendo vivo o debate sobre os rumos do município.

A disputa de 2028 ainda parece distante, mas os movimentos políticos já começaram. E, pelo que demonstram as articulações em andamento, Adriano Campos pretende chegar ao próximo embate eleitoral ainda mais fortalecido, determinado a transformar os 85 votos que separaram a oposição da vitória em uma nova oportunidade para liderar os destinos de Terezinha.

NO SERTÃO, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA PRIMEIRA CRECHE DO PAJEÚ E 300ª COZINHA COMUNITÁRIA DO ESTADO, NO MOXOTÓ

Dando continuidade às agendas no interior, a governadora Raquel Lyra entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da atual gestão no Sertão, no município de Tuparetama, no Pajeú, com investimento de R$ 5,7 milhões. A gestora também esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde inaugurou a 300ª cozinha comunitária de Pernambuco. No município, a chefe do Executivo estadual ainda entregou 169 títulos de propriedade a moradores dos bairros Cohab 1 e Cohab 2.

“Inauguramos uma creche linda em Tuparetama, que vai trazer mais qualidade de vida para as mães e crianças daqui. Estamos buscando investimentos em todas as áreas, colocando água na torneira da casa das pessoas, transporte escolar e expandindo o Ilumina PE. E, em Sertânia, entregamos a cozinha comunitária de número 300, matando a fome de quem tem fome e gerando esperança no coração da nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Educação Infantil Maria Aparecida de Lima Rodrigues foi construído pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Tuparetama. Com capacidade para atender até 324 crianças, o equipamento conta com dez salas de aula, sala multiuso, espaço para amamentação, fraldário, refeitório, horta e demais ambientes planejados para garantir conforto, segurança e desenvolvimento integral dos estudantes.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a qualidade da estrutura e a importância do equipamento, o sexto entregue pela gestão, para as famílias do município. “É um equipamento que traz dignidade e tranquilidade para as famílias que deixarão suas crianças em um ambiente seguro, acolhedor e preparado para o desenvolvimento infantil”, destacou.

Para a mãe de primeira viagem Maria Isabele, de 18 anos, a unidade representa a chance de estudar e trabalhar sem preocupações. “Sabemos da importância desse tipo de empreendimento para as mães que trabalham e que precisam cuidar dos seus filhos. Esse investimento é mais do que uma obra, é a garantia de tranquilidade”, declarou. 

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É uma parceria que tem transformado Tuparetama. O Governo de Pernambuco tem feito muito pelo Estado e não esqueceu da nossa cidade”, pontuou o gestor.

Chegando ao Sertão do Moxotó, a governadora inaugurou a 300ª cozinha comunitária do Estado, localizada na Praça do Alto do Rio Branco. O equipamento é o segundo do tipo em Sertânia e o de número 245 implantado na atual gestão. As cozinhas comunitárias já garantiram mais de 27,5 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as regiões de Pernambuco.

A titular da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco, comentou sobre a inauguração da unidade. “Hoje, estamos fazendo a inauguração de quatro cozinhas comunitárias. Por ser a de número 300, esta de Sertânia representa um marco para nós. É resultado de um grande trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, que realmente se importa em cuidar das pessoas”, frisou a secretária.

As cozinhas comunitárias contam com investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil do Governo do Estado para manutenção. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, servindo cerca de 200 almoços por dia.

“Hoje, tempos o apoio do Governo para levar alimento, educação, esporte, infraestrutura e dignidade para quem mais precisa. É assim que a gente transforma a vida das pessoas: chegando na ponta e cuidando de gente”, disse a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu. Muito emocionada, a beneficiária da cozinha comunitária Girlene Silva agradeceu à gestão estadual pela iniciativa. “Estou muito nervosa e emocionada por estar aqui hoje, com a certeza de que teremos sempre nossa alimentação garantida”, afirmou.

REGULARIZAÇÃO - Os 169 títulos de propriedades entregues na ocasião em Sertânia integram o Programa Morar Bem - Regularização Fundiária, executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). A ação garante, de forma gratuita, a titularidade definitiva dos imóveis às famílias beneficiadas, promovendo segurança jurídica, cidadania e acesso pleno ao direito à moradia.

O deputado estadual Kaio Maniçoba elogiou as entregas. “Ver esses locais lotados mostra o reconhecimento do povo por tudo o que tem sido feito pelo nosso Sertão. Não tem município neste Estado que não tenha recebido ação do Governo de Pernambuco”, frisou. O deputado federal Túlio Gadêlha também ressaltou o alcance das ações. “São poucas vezes que vemos uma gestão indo nas cidades dessa forma. Em Tuparetama, temos uma creche de verdade, sem rodízio de criança, com estrutura adequada; e em Sertânia, mais uma cozinha para matar a fome do povo pernambucano”, acrescentou.

ILUMINAÇÃO – Durante a passagem por Tuparetama, a governadora também assinou a autorização para a ampliação da substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED, por meio do Ilumina PE. A iniciativa garantirá mais eficiência energética, economia para os municípios e reforço da segurança da população nos espaços públicos.

Em Tuparetama, acompanharam as entregas os prefeitos Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Fredson (São José do Egito) e Gilson Bento (Brejinho); e o assessor da Copergás, Rubens Junior. Já em Sertânia, a solenidade contou com a presença do deputado estadual Luciano Duque; dos prefeitos Messias (Custódia), Wellington Siqueira (Ibimirim), Túlio Monteiro (Buíque) e Dr. Pedro (Iguaracy). Os secretários estaduais Rodrigo Ribeiro (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Túlio Vilaça (Casa Civil) estiveram em ambas as agendas.

JOÃO FORTALECE ELO COM BRENO E MÁRCIA EM SERRA TALHADA

Foto: Eduardo Teles

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriram uma agenda movimentada ao lado dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, João Campos e Carlos Costa, em Serra Talhada. As lideranças participaram de momentos que reuniram centenas de pessoas e reforçaram a proximidade com a população sertaneja.
No sábado (20), participaram do tradicional Forró de Barro Vermelho, uma das celebrações mais aguardadas do calendário junino de Serra Talhada. Ao lado de moradores, artistas e representantes da comunidade, eles acompanharam apresentações culturais, quadrilhas e manifestações que marcam a identidade do povo nordestino. 

“O São João é um momento de encontro, de valorização das nossas raízes e de celebração daquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura e o nosso povo. Foi uma alegria receber João Campos e Carlos Costa em mais uma agenda tão importante para Serra Talhada”, destacou Márcia Conrado.

A programação teve continuidade na manhã do domingo (21), com a tradicional Corrida da Fogueira de Serra Talhada, que reuniu atletas e amantes do esporte em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade. Com João Campos, Márcia e Breno também tiveram compromissos em Sertânia e Arcoverde, sendo este último ao lado do vereador do Recife Wilton Brito e do presidente do PT de Arcoverde, Guilherme. 

Para Breno Araújo, a presença nas agendas demonstra a importância de estar próximo da população em momentos que fazem parte da identidade de Serra Talhada. “Foi um fim de semana muito especial, vivendo de perto duas tradições que representam a força do nosso povo. Tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas, ouvir histórias e compartilhar momentos que reforçam nosso compromisso com o Sertão”, afirmou