domingo, 28 de junho de 2026

EDUARDO E LULA DA FONTE PARTICIPAM, AO LADO DO PREFEITO PROFESSOR RONALDO, SILVIO DE ROQUE E KAIO MANIÇOBA, DA INAUGURAÇÃO DE DUAS ESCOLAS EM TUPANATINGA

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, e o deputado federal Lula da Fonte participaram, neste sábado (27), ao lado do prefeito de Tupanatinga, Professor Ronaldo; do vice-prefeito, Régis da Saúde; do secretário de Governo de Pernambuco e ex-prefeito de Tupanatinga, Silvio Roque; e do deputado estadual Kaio Maniçoba, da inauguração das novas instalações da Escola Municipal Dr. Manoel Borba e da reinauguração, após reforma e ampliação, da Escola Municipal Professora Felisbela Rodrigues e Silva, em Tupanatinga, no Agreste pernambucano.

O evento também oficializou o apoio do prefeito Professor Ronaldo e de Silvio de Roque à reeleição de Lula da Fonte para a Câmara dos Deputados e de Kaio Maniçoba para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, além do apoio ao nome de Eduardo da Fonte para o Senado Federal.

As entregas representam um importante avanço para a educação pública, garantindo mais estrutura, conforto e qualidade de ensino para estudantes e profissionais da rede municipal.

Durante o encontro, foi destacado o avanço de Tupanatinga na área da saúde, reconhecida por possuir uma das melhores redes de atendimento do Estado. O deputado federal Eduardo da Fonte ressaltou a parceria de mais de 12 anos com o ex-prefeito Silvio de Roque, período marcado por importantes investimentos para o município.

Entre as ações, destacou a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, no povoado Baixa Grande, obra que ampliou o acesso à água e proporcionou melhorias significativas no abastecimento da cidade, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população.

“Tupanatinga avança com esse time que trabalha de verdade para transformar a vida das pessoas. Investir em educação é investir no futuro das nossas crianças e garantir mais oportunidades para toda a população. Tenho orgulho de caminhar ao lado de lideranças comprometidas com o desenvolvimento do município e de contribuir para que essas conquistas continuem chegando à cidade”, destacou Eduardo da Fonte.

Também estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Tupanatinga, vereadora Rayane das Ovelhas; o vereador de Águas Belas, Júnior Mota Peças; o presidente da Federação União Progressista (UP/PP) em Buíque, Felinho da Serrinha; além de vereadores, secretários municipais e outras lideranças políticas da região.

Foto: Igor Toscano

EM PESQUEIRA, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA DESSALINIZADOR E REQUALIFICAÇÃO DE QUADRA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ORORUBÁ

Em agenda intensa no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra realizou, neste sábado (27), a entrega de um pacote de ações voltadas à educação, infraestrutura e recursos hídricos da cidade de Pesqueira, no Agreste. Entre os anúncios, estão a abertura da licitação para o início das obras de pavimentação de cinco vias dos distritos de Papagaio e Salobro, com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão; e as entregas de um dessalinizador que beneficia a Aldeia Jatobá - Xukuru e da requalificação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, na Aldeia Canabrava, dos povos Xukuru de Ororubá.

A chefe do Executivo estadual destacou o volume de investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado em diversas áreas, a exemplo da educação, cultura e universalização do saneamento e abastecimento de água do município. “Nós que somos do interior passamos muito tempo sem ser enxergados. Esse é o maior investimento da história que o Governo do Estado traz à cidade de Pesqueira, porque a gente sabe o potencial dessa terra, que tem como principais fontes econômicas a agricultura e o turismo. Agora, os povos originários têm vez e voz”, destacou a governadora. 

As ruas da cidade que serão pavimentadas, além do calçamento, receberão melhorias integradas de paisagismo, drenagem, sinalização vertical e praças em piso intertravado. Já o dessalinizador faz parte do programa Águas de Pernambuco, que tem aporte de R$ 78 milhões e prevê a entrega de 400 equipamentos em todo o  Estado. Com mais essa entrega, o programa atinge a marca de 100 instalações especificamente em comunidades rurais, beneficiando cerca de 6 mil famílias. 

Pelo menos, 375 estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a ser beneficiados com a requalificação da quadra poliesportiva. 

Acompanharam a solenidade os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Nathalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo de Recursos Hídricos, Marcelo Coutinho, e do prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

PL APOSTA EM SÍLVIO NASCIMENTO COMO NOME MAIS FORTE PARA DISPUTA MAJORITÁRIA EM PERNAMBUCO

O Partido Liberal (PL) em Pernambuco ainda mantém em aberto a estratégia que adotará para a disputa majoritária nas eleições deste ano. A legenda segue avaliando se lançará candidatura própria ao Governo do Estado ou ao Senado Federal, mas, nos bastidores, um nome vem ganhando força e já é apontado como o mais alinhado ao perfil desejado pela direção estadual para representar o partido em uma eventual candidatura: o do advogado, publicitário, radialista e vereador de Caruaru, Sílvio Nascimento.

Aos 57 anos, Sílvio reúne uma trajetória construída em diferentes áreas da vida pública e profissional. Eleito vereador de Caruaru pelo PL nas eleições municipais de 2024, rapidamente passou a ocupar espaço de destaque na Câmara Municipal, onde tem concentrado sua atuação na defesa de pautas conservadoras, bandeiras que o aproximaram do eleitorado identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro e fortaleceram sua presença dentro da legenda.

Antes de ingressar no Legislativo caruaruense, Sílvio acumulou uma extensa carreira na comunicação. Foi o primeiro âncora da TV Asa Branca, tornando-se uma das vozes mais conhecidas do Agreste pernambucano, além de atuar como radialista e publicitário. A experiência na comunicação é considerada um dos principais diferenciais do parlamentar, que demonstra desenvoltura em entrevistas, debates e nas redes sociais, onde mantém presença constante comentando os principais acontecimentos políticos do país, especialmente fazendo oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defendendo posicionamentos alinhados ao campo conservador.

Entre os fatores que mais fortalecem seu nome para uma eventual candidatura majoritária está sua passagem pelo Governo Bolsonaro. Sílvio presidiu a Embratur após ser indicado pelo então ministro do Turismo, Gilson Machado. Durante sua gestão à frente do órgão federal responsável pela promoção internacional do turismo brasileiro, ganhou visibilidade nacional e ampliou sua relação com lideranças do PL e do bolsonarismo. Apesar da proximidade inicial, posteriormente acabou se afastando politicamente de Gilson Machado, passando a construir um caminho próprio dentro do partido.

Atualmente, Sílvio vinha sendo preparado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados como pré-candidato a deputado federal. No entanto, a possibilidade de ser convocado para representar o PL em uma disputa pelo Palácio do Campo das Princesas ou por uma cadeira no Senado alteraria completamente os planos eleitorais da legenda, já que seu nome passaria a ocupar posição estratégica na composição da chapa majoritária.

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, evita confirmar qualquer definição antecipada e afirma que ainda não existe uma escolha oficial para representar o partido na eleição majoritária. Mesmo assim, ao declarar publicamente que o candidato ideal deverá possuir identificação com o legado do Governo Bolsonaro e ter integrado sua equipe administrativa, acabou delimitando um perfil que, dentro dos quadros atuais da sigla em Pernambuco, é visto por integrantes do partido como praticamente coincidente com o currículo de Sílvio Nascimento.

Além da experiência na política e na comunicação, Sílvio também construiu uma atuação expressiva no setor empresarial. Filiado à Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), exerceu funções de liderança como coordenador da Câmara Setorial das Agências de Publicidade da entidade, diretor de Marketing do Sindloja Caruaru e vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco, consolidando uma trajetória ligada ao empreendedorismo, ao comércio e ao mercado publicitário.

Caso sua candidatura ao Governo de Pernambuco ou ao Senado seja confirmada, o PL precisará reorganizar sua estratégia para a disputa proporcional. A saída de Sílvio da corrida por uma vaga na Câmara Federal representaria uma baixa importante na chapa de candidatos a deputado federal, que tem como objetivo eleger entre três e quatro parlamentares. Entre os principais nomes do partido para essa disputa aparecem o presidente estadual Anderson Ferreira e os deputados federais Mendonça Filho e Coronel Meira, que buscarão a reeleição.

Enquanto a definição oficial não é anunciada, o nome de Sílvio Nascimento permanece cada vez mais presente nas articulações internas do Partido Liberal. Sua experiência na administração federal, a identificação com o eleitorado conservador, a capacidade de comunicação e a atuação política em Caruaru fazem dele um dos quadros mais observados pela direção estadual para assumir protagonismo na principal disputa eleitoral de Pernambuco.

RAQUEL LYRA ELOGIA SÃO JOÃO DE SURUBIM E DIZ QUE CHAPARRAL “BOTOU PRA TORAR” APÓS FESTA BATER RECORDE DE PÚBLICO

A passagem da governadora Raquel Lyra (PSD) por Surubim, na noite desta sexta-feira (26), foi marcada por elogios à organização do São João do município, que vem se consolidando como um dos maiores eventos juninos de Pernambuco. Ao lado do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil), a chefe do Executivo estadual destacou o sucesso da festa, que reuniu uma multidão e transformou a cidade em um dos principais destinos do ciclo junino.

Em clima de descontração, Raquel resumiu a dimensão da celebração com uma frase que rapidamente repercutiu entre o público. Segundo a governadora, "o Chapa botou pra torar", fazendo referência ao grande êxito da programação e ao intenso movimento registrado em Surubim. Ela também parabenizou o prefeito pela organização do evento, ressaltando que a cidade ficou completamente tomada por visitantes durante a noite festiva.

A programação de sexta-feira reuniu alguns dos artistas mais aguardados do São João de 2026. Subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land, atraindo milhares de pessoas ao Parque Haras J. Galdino. O grande fluxo de veículos e visitantes fez com que as principais vias da cidade registrassem congestionamentos, evidenciando o recorde de público alcançado pela festa.

Durante a visita, Cleber Chaparral esteve acompanhado da primeira-dama de Surubim, Juliana de Chaparral, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil. O casal recepcionou a governadora e acompanhou de perto a movimentação no evento, reforçando o clima de celebração e de valorização das tradições juninas da região.

A expectativa é de que o público volte a lotar o Parque Haras J. Galdino neste sábado (27), quando a programação entra em mais uma noite de grandes atrações. Estão confirmados os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa, em uma grade artística que promete manter o alto nível da festa e consolidar Surubim como um dos principais polos do São João pernambucano.

Além de movimentar a cultura popular, o evento impulsiona significativamente a economia local. Hotéis, pousadas, bares, restaurantes, ambulantes e diversos setores do comércio registram aumento na demanda durante o período junino, gerando emprego, renda e fortalecendo o turismo regional. O sucesso da programação reafirma o protagonismo de Surubim no calendário de grandes festas de Pernambuco e amplia sua projeção como destino de entretenimento e tradição nordestina.

SOLIDARIEDADE OFICIALIZA APOIO À REELEIÇÃO DE RAQUEL LYRA EM PERNAMBUCO

 
O Partido Solidariedade oficializou, na manhã deste sábado (27), apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. O anúncio foi feito durante um encontro realizado no Recife Expo Center, reunindo lideranças da legenda, parlamentares e pré-candidatos para as eleições de 2026.

Representando a governadora no evento, esteve a vice-governadora Priscila Krause. Também participaram o deputado federal Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade; o presidente estadual da sigla, Edinázio Silva; e o deputado federal Fernando Rodolfo.

O encontro ainda contou com a presença de pré-candidatos a deputado estadual, pré-candidatas a deputada federal e outras lideranças políticas, reforçando a aliança do Solidariedade com o projeto político liderado por Raquel Lyra em Pernambuco. O ato marcou a formalização do apoio da legenda à continuidade da atual gestão estadual nas eleições de 2026

GOVERNO DE PERNAMBUCO AMPLIA POLÍTICAS PARA PESSOAS AUTISTAS E REAFIRMA COMPROMISSO COM A INCLUSÃO E A GARANTIA DE DIREITOS

No Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho e oficialmente incorporado ao calendário nacional em 2026, o Governo de Pernambuco reforça uma das principais bandeiras de sua política de inclusão: a promoção da cidadania, da autonomia e da garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em parceria com a Secretaria Executiva de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a gestão estadual destaca uma série de ações que vêm transformando o atendimento às pessoas autistas e suas famílias em todas as regiões do Estado.
Mais do que uma data comemorativa, o Dia do Orgulho Autista representa um marco na valorização da neurodiversidade e na luta contra o preconceito e a exclusão. A celebração busca ampliar o reconhecimento das diferenças como parte da diversidade humana, incentivando políticas públicas que assegurem respeito, acessibilidade, oportunidades e participação plena das pessoas autistas na sociedade.

Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco consolidou uma política voltada à ampliação da proteção social e da inclusão das pessoas com TEA. Um dos maiores avanços é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), documento que facilita a identificação da pessoa autista e garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, contribuindo para um atendimento mais humanizado e respeitoso.

Desde 2023, o Estado já emitiu mais de 22 mil Cipteas, demonstrando o alcance da iniciativa e a crescente adesão das famílias ao programa. Além de assegurar direitos previstos em lei, a carteira representa um importante instrumento para reduzir barreiras enfrentadas diariamente pelas pessoas autistas, fortalecendo o acesso a serviços essenciais e promovendo mais dignidade.

Outra iniciativa de grande impacto foi a modernização do programa PE Livre Acesso Intermunicipal. O benefício garante transporte gratuito entre municípios para pessoas com deficiência, incluindo pessoas com TEA e seus acompanhantes, ampliando o acesso à saúde, à educação, a tratamentos especializados e a outros serviços indispensáveis.

Como parte do processo de modernização, a carteira do programa passou a ser emitida também em formato digital. Após a aprovação do benefício, os usuários recebem o documento diretamente por e-mail, tornando o procedimento mais rápido, seguro, acessível e sustentável, além de reduzir a burocracia para quem depende do serviço.

O fortalecimento da rede de atendimento também ganhou novo impulso por meio do programa Pernambuco Acessível. A iniciativa lançou um edital de chamamento público destinado às organizações da sociedade civil que atuam diretamente no acolhimento, assistência e promoção dos direitos das pessoas autistas e de suas famílias.

O investimento estadual permitiu ampliar o trabalho desenvolvido por instituições que desempenham papel fundamental na inclusão social, no fortalecimento dos vínculos familiares, no estímulo à autonomia e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA. Cada entidade contemplada recebeu recursos de aproximadamente R$ 120 mil para desenvolver projetos durante um período de 12 meses.

Entre as instituições beneficiadas estão a Associação de Amparo à Pessoa com TEA, a Associação de Mães e Anjos Azuis, a Associação Mães Azuis, o Instituto Cristóvam e o Instituto Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque. Com o apoio financeiro, essas organizações ampliam sua capacidade de atendimento e fortalecem serviços especializados oferecidos em diferentes regiões de Pernambuco, contribuindo para uma rede de proteção mais eficiente e integrada.

Para a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo, os avanços refletem uma política pública construída com foco na inclusão e no respeito às diferenças.

"Garantir direitos às pessoas autistas é fortalecer uma política pública baseada no cuidado, na inclusão e no respeito às diferenças. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco vem ampliando ações que asseguram mais acesso, mobilidade e acolhimento para as pessoas com TEA e suas famílias. A emissão de mais de 22 mil Cipteas, a modernização do PE Livre Acesso e o investimento em organizações que atuam diretamente com esse público demonstram o compromisso do Governo de Pernambuco com uma sociedade mais inclusiva, acessível e humana", afirmou.

As ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco evidenciam uma política permanente de fortalecimento da inclusão, buscando garantir que pessoas autistas tenham acesso efetivo aos seus direitos e possam participar plenamente da vida em sociedade. O conjunto de iniciativas também reforça o compromisso da gestão estadual em ampliar a acessibilidade, combater a discriminação e oferecer suporte às famílias que convivem diariamente com os desafios relacionados ao Transtorno do Espectro Autista.

Os interessados em solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ou o benefício do PE Livre Acesso Intermunicipal podem acessar os canais oficiais da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência ou entrar em contato pelos telefones disponibilizados pela pasta para obter orientações sobre documentação, cadastro e demais serviços oferecidos

SÃO JOÃO ARRETADO REÚNE MULTIDÃO, EMBALA A QUARTA NOITE DE FESTA E FORTALECE A ECONOMIA LOCAL

A quarta noite do São João Arretado 2026, realizada na sexta-feira (26), confirmou mais uma vez o sucesso dos festejos juninos ao reunir milhares de pessoas no Polo Principal. Com uma programação diversificada e grandes atrações da música nordestina e nacional, o evento foi marcado por muita animação, emoção e um público que lotou o espaço para celebrar uma das maiores tradições culturais do município.

A abertura da programação ficou por conta do cantor Juarez, que levou ao palco um repertório repleto de forró e colocou o público no clima da festa desde os primeiros acordes. Em seguida, um dos artistas mais aguardados da noite, João Gomes, emocionou os fãs ao interpretar seus maiores sucessos. Com forte interação com a plateia, o cantor transformou o show em um grande coro, demonstrando o carinho do público por sua trajetória.

Na sequência, Henry Freitas manteve o ritmo acelerado da festa com um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar, dançar e celebrar durante toda a apresentação. O artista levantou a multidão e reforçou o clima de alegria que tomou conta do evento.

Encerrando a quarta noite de shows, Pablo levou romantismo ao palco com canções que marcaram sua carreira. O público acompanhou cada música em coro, fechando a programação com muita emoção e consolidando mais uma noite de grande sucesso do São João Arretado.

Além de proporcionar entretenimento e valorizar a cultura nordestina, o evento também vem gerando importantes resultados para a economia do município. O intenso movimento de visitantes aquece o comércio, fortalece o setor de turismo e amplia as oportunidades de renda para ambulantes, empreendedores, artesãos e trabalhadores que aproveitam o período junino para aumentar o faturamento.

Com grande participação popular e uma programação que tem agradado públicos de todas as idades, o São João Arretado 2026 segue se consolidando como um dos principais eventos do calendário junino da região, unindo tradição, cultura, geração de emprego e desenvolvimento econômico em uma grande celebração da identidade nordestina.

DIOGO MORAES ENTREGA EQUIPAMENTOS EM VERTENTES


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) entregou, , novos equipamentos agrícolas destinados ao município de Vertentes, frutos de uma articulação realizada em parceria com o deputado federal Felipe Carreras, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A entrega dos equipamentos, que inclui um trator com os implementos, uma retroescavadeira e tratorito, representa um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento da zona rural do município, garantindo mais produtividade e incentivo à economia local.

Durante o momento de celebração da conquista, Diogo esteve acompanhado do líder político Zito Barros, do presidente e do vice-presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa e João Albuquerque, respectivamente, além de vereadores, conselheiros tutelares e lideranças do município.

“Esses equipamentos chegam para melhorar a vida de quem vive e trabalha no campo. É investimento que fortalece a agricultura familiar, gera oportunidades e movimenta a economia local. Seguiremos trabalhando e articulando para levar mais ações e conquistas para o povo de Vertentes”, destacou Diogo Moraes.

O líder político Zito Barros ressaltou a importância dos novos equipamentos para o município e destacou o compromisso coletivo do grupo com a população. “A nossa retroescavadeira também serve para a construção civil, então nós vamos trabalhar para a população de Vertentes. Quando a gente sonha junto, sonha com ideais para o nosso povo, com certeza acontece. Esse é o grupo que trabalha em prol de Vertentes e está ao nosso lado”, afirmou.

Já o presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa, destacou que a chegada do equipamento representa a realização de um sonho antigo da instituição e da população. “Isso era um sonho de muitos anos, que a gente conseguisse esse equipamento para uma instituição que tem relevantes serviços prestados a toda a sociedade vertentense. Então esse equipamento, certamente, será de suma importância para todos os nossos agricultores e toda a população de Vertentes”, disse.

Os novos maquinários serão utilizados para apoiar as atividades rurais da região, oferecendo mais estrutura e eficiência à população atendida pela ONG Pro Vertentes.