domingo, 28 de junho de 2026

SÃO JOÃO ARRETADO REÚNE MULTIDÃO, EMBALA A QUARTA NOITE DE FESTA E FORTALECE A ECONOMIA LOCAL

A quarta noite do São João Arretado 2026, realizada na sexta-feira (26), confirmou mais uma vez o sucesso dos festejos juninos ao reunir milhares de pessoas no Polo Principal. Com uma programação diversificada e grandes atrações da música nordestina e nacional, o evento foi marcado por muita animação, emoção e um público que lotou o espaço para celebrar uma das maiores tradições culturais do município.

A abertura da programação ficou por conta do cantor Juarez, que levou ao palco um repertório repleto de forró e colocou o público no clima da festa desde os primeiros acordes. Em seguida, um dos artistas mais aguardados da noite, João Gomes, emocionou os fãs ao interpretar seus maiores sucessos. Com forte interação com a plateia, o cantor transformou o show em um grande coro, demonstrando o carinho do público por sua trajetória.

Na sequência, Henry Freitas manteve o ritmo acelerado da festa com um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar, dançar e celebrar durante toda a apresentação. O artista levantou a multidão e reforçou o clima de alegria que tomou conta do evento.

Encerrando a quarta noite de shows, Pablo levou romantismo ao palco com canções que marcaram sua carreira. O público acompanhou cada música em coro, fechando a programação com muita emoção e consolidando mais uma noite de grande sucesso do São João Arretado.

Além de proporcionar entretenimento e valorizar a cultura nordestina, o evento também vem gerando importantes resultados para a economia do município. O intenso movimento de visitantes aquece o comércio, fortalece o setor de turismo e amplia as oportunidades de renda para ambulantes, empreendedores, artesãos e trabalhadores que aproveitam o período junino para aumentar o faturamento.

Com grande participação popular e uma programação que tem agradado públicos de todas as idades, o São João Arretado 2026 segue se consolidando como um dos principais eventos do calendário junino da região, unindo tradição, cultura, geração de emprego e desenvolvimento econômico em uma grande celebração da identidade nordestina.

DIOGO MORAES ENTREGA EQUIPAMENTOS EM VERTENTES


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) entregou, , novos equipamentos agrícolas destinados ao município de Vertentes, frutos de uma articulação realizada em parceria com o deputado federal Felipe Carreras, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A entrega dos equipamentos, que inclui um trator com os implementos, uma retroescavadeira e tratorito, representa um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento da zona rural do município, garantindo mais produtividade e incentivo à economia local.

Durante o momento de celebração da conquista, Diogo esteve acompanhado do líder político Zito Barros, do presidente e do vice-presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa e João Albuquerque, respectivamente, além de vereadores, conselheiros tutelares e lideranças do município.

“Esses equipamentos chegam para melhorar a vida de quem vive e trabalha no campo. É investimento que fortalece a agricultura familiar, gera oportunidades e movimenta a economia local. Seguiremos trabalhando e articulando para levar mais ações e conquistas para o povo de Vertentes”, destacou Diogo Moraes.

O líder político Zito Barros ressaltou a importância dos novos equipamentos para o município e destacou o compromisso coletivo do grupo com a população. “A nossa retroescavadeira também serve para a construção civil, então nós vamos trabalhar para a população de Vertentes. Quando a gente sonha junto, sonha com ideais para o nosso povo, com certeza acontece. Esse é o grupo que trabalha em prol de Vertentes e está ao nosso lado”, afirmou.

Já o presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa, destacou que a chegada do equipamento representa a realização de um sonho antigo da instituição e da população. “Isso era um sonho de muitos anos, que a gente conseguisse esse equipamento para uma instituição que tem relevantes serviços prestados a toda a sociedade vertentense. Então esse equipamento, certamente, será de suma importância para todos os nossos agricultores e toda a população de Vertentes”, disse.

Os novos maquinários serão utilizados para apoiar as atividades rurais da região, oferecendo mais estrutura e eficiência à população atendida pela ONG Pro Vertentes.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA MAIS DE R$ 10,4 MILHÕES EM OBRAS E SERVIÇOS EM BUÍQUE COM INAUGURAÇÃO DE CRECHE E CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

Também foram entregues dessalinizadores e autorizada a pavimentação de 18 vias urbanas do município localizado no Agreste Meridional
A governadora Raquel Lyra entregou neste sábado (27), em Buíque, no Agreste Meridional, obras e serviços que somam mais de R$ 10,4 milhões em investimentos no município. A agenda incluiu a entrega de um novo Centro de Educação Infantil (creche) com vagas para mais de 300 crianças, a inauguração do Centro de Referência da Mulher, a entrega de 11 dessalinizadores para comunidades rurais e a assinatura de autorização de licitação para pavimentação de 18 vias urbanas.

"Vir aqui inaugurar uma creche, para mim, é como se a gente estivesse inaugurando 350 vidas. Quem é mãe, como eu, sabe a diferença que é ter um filho na escola. Igual a essa, nós vamos entregar 250 em Pernambuco. Isso é começo para que possamos garantir às nossas crianças o direito de aprender desde cedo, e à mãe o de sair para trabalhar. Não vamos desistir do sonho de fazer Buíque crescer e nenhum filho daqui precisar ir para outro lugar para ser feliz", afirmou Raquel Lyra.

O prefeito Túlio Monteiro celebrou as entregas. "A gente, enquanto gestor, é muito feliz, assim como o povo buiquense. São intervenções que mostram a verdadeira política pública, que é feita com respeito, com honestidade e com coração, que vai realmente chegar a quem está na ponta, a quem está precisando”, comentou. 

O novo Centro de Educação Infantil Blésman Modesto de Albuquerque, com investimento superior a R$ 6,1 milhões, conta com 10 salas de aula (duas para berçário, três para maternal e cinco para pré-escola), e capacidade para atender até 324 crianças. A entrega integra o Programa Juntos pela Educação, viabilizada por meio de parceria entre as secretarias de Educação, Projetos Especiais (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o objetivo da entrega. "Cuidar da primeira infância, porque é através dela, da educação, da alfabetização na idade certa, que a gente consegue que os meninos avancem." Maria Aparecida Dionísio, mãe de Sabryna e Safira, será uma das beneficiadas. "Essa creche é maravilhosa para nós. Agora poderei colocar a minha filha em tempo integral para estudar e eu terei oportunidade de trabalhar”, revelou.

Presente na solenidade, o deputado federal Fernando Monteiro também se pronunciou. "O dia de hoje é histórico. Só sabe a importância de ter uma creche, as mães e pais que mais precisam." O deputado estadual Jarbas Filho completou: "Essa entrega traz tranquilidade e conforto para as famílias, porque as crianças vão estar tendo o que há de melhor na educação."
CRM— O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Buíque também foi inaugurado. O equipamento passa a integrar a rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico e social e orientação jurídica. O investimento foi de R$ 305 mil. A inauguração integra a maior expansão da rede estadual já realizada em Pernambuco, que amplia de 30 para 61 o número de Centros de Referência da Mulher no Estado.
DESSALINIZADORES — O município também foi beneficiado com 10 novos sistemas de dessalinização instalados nas zonas rurais. Com o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o equipamento irá beneficiar mais de 3.500 moradores. "Essa é uma das ações mais importantes, porque ela privilegia pessoas que nunca foram contempladas, e a gestão tomou a firme decisão de promover o abastecimento dessas comunidades", afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Maria Elma Ramalho, moradora do Sítio do Riachão, agradeceu a intervenção. "Estamos muito felizes com esta entrega. Água é vida e agora está chegando pura e cristalina para benefício de mais de trezentas casas. Só sabe o tamanho desse benefício quem já sofreu por falta d'água." As localidades contempladas são: Sítio Riachão, Sítio Ouricuri, Sítio Pereiros, Sítio Kágados, Sítio Lajes, Sítio Cafundó, Sítio Morro Vermelho, Sítio Xerém, Povoado Amaro e Sítio Logradouro.

Além disso, foram autorizados as licitações para obras de infraestrutura viária no município, coordenadas pela Cehab, com investimento total estimado em R$ 4,7 milhões. O primeiro lote prevê capeamento asfáltico e sinalização em 11 vias urbanas, abrangendo 2.909,50 metros. O segundo lote contempla pavimentação em pedra granítica, drenagem, calçadas e sinalização em outras sete ruas, com extensão de 1.533,70 metros.

Integraram a cerimônia o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o deputado estadual Kaio Maniçoba e o diretor de obras da Cehab, Samuel Azevedo. Também estiveram presentes os prefeitos Marcelo de Alberto (Inajá); Professor Ronaldo (Tupanatinga); Pedro Pilota (Itaíba); Júnior de Audálio (Manari); e Elton Martins (Águas Belas).

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

sábado, 27 de junho de 2026

“COLOCO MEU NOME PARA SER O MELHOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO”, AFIRMA JOÃO CAMPOS

Pré-candidato fez declarações em mais uma visita a Abreu e Lima, no Grande Recife
ABREU E LIMA - O pré-candidato João Campos (PSB) declarou, neste sábado (27), que vai colocar seu nome à disposição do eleitorado para ser “o melhor governador da história de Pernambuco”. Segundo o ex-prefeito do Recife, ele entra na disputa para se propor a fazer o que nunca foi feito, como já foi demonstrado em ações inovadoras realizadas por sua gestão à frente da capital. As declarações foram feitas durante visita a Abreu e Lima, em mais um dia de agendas cumpridas na Região Metropolitana.

João criticou a falta de planejamento e força política da atual gestão estadual para atrair investimentos para o Litoral Norte, cenário bem diferente do ciclo do PSB à frente do Governo de Pernambuco. Conforme o pré-candidato, falar em polo automotivo, Hemobras, Vivix e indústrias do polo cervejeiro é se remeter “a um desenvolvimento que não foi o atual governo que trouxe”. O líder da Frente Popular disse ainda que seu papel é “fazer os próximos 30 anos melhores do que esses que a gente passou” e jogou luz sobre movimentos eleitoreiros, realizados para dar sobrevida a um governo que não trabalhou.

“O que a gente viu é um governo que passou muito tempo sem trabalhar e, quando chega no ano eleitoral, tenta fazer algum movimento. Mas movimento é diferente de resultado. Uma coisa é você se movimentar. Outra coisa é você dar resultado, inaugurar obra. Eu fiz 107 creches no Recife. Ela prometeu 250 e fez cinco no estado. O que aconteceu no estado foi muita promessa e pouco resultado. A sensação que eu tenho é que o Governo do Estado tenta se mexer, mas não consegue fazer gol”, avaliou, em em entrevista a uma rádio local.

João Campos também elencou o Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, e o Recife no Mundo, de sua gestão à frente do Recife, como iniciativas pioneiras que exemplificam o que esse conjunto político é capaz de fazer em um novo ciclo de governo em Pernambuco. “Eu não virei prefeito do Recife para fazer o que sempre foi feito. Eu virei prefeito para fazer o que nunca foi feito e fazer pela primeira vez o que as pessoas achavam que era difícil fazer. E eu conto isso para vocês entenderem que eu não estou botando meu nome para disputar o Governo do Estado para fazer a mesma coisa. Eu estou botando meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, afirmou.

Ainda durante a passagem pela cidade, João Campos falou sobre a necessidade de uma governança metropolitana que funcione. Ele relatou que, como prefeito do Recife, enfrentou desafios em áreas limítrofes que poderiam ser mais facilmente resolvidos se o Governo do Estado assumisse o protagonismo como mediador. “É preciso fazer uma governança metropolitana de verdade. Não vai ser aquela coisa de chamar os prefeitos para uma conversa e não fazer nada. Tem que ter para discutir os limites, os serviços de limpeza, de iluminação e saúde dessas áreas limítrofes. Eu vou criar uma instância de governança metropolitana permanente, para a gente discutir as ações do estado e entrar como mediador da interlocução entre os municípios”, prometeu.

João Campos foi recebido pelo prefeito Flávio Gadelha (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB) e outras lideranças locais. Junto ao pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e aos deputados Pedro Campos (PSB), Mário Ricardo (Podemos) e Francismar Pontes (PSB), o líder da Frente Popular caminhou pela feira nova e tomou café da manhã no Mercado Municipal de Abreu e Lima, momento em que interagiu com comerciantes e frequentadores. Também no roteiro esteve uma passagem pela carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. Foi a segunda visita do pré-candidato a governador ao município nesta fase de pré-campanha

PREFEITO TÚLIO MONTEIRO RECEBE, COM CASA CHEIA, A GOVERNADORA RAQUEL LYRA EM BUÍQUE

O prefeito Túlio Monteiro recebeu, neste sábado (27), a governadora Raquel Lyra em Buíque em uma agenda histórica marcada por grande participação popular e importantes entregas para o município. Com o novo Centro de Educação Infantil completamente tomado pela população, a visita simbolizou o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura de Buíque e o Governo de Pernambuco.

Ao lado da vice-prefeita Miriam Briano, de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e da população, Túlio Monteiro acompanhou a inauguração do novo Centro de Educação Infantil (CEI), obra construída com investimento de R$ 6,1 milhões e capacidade para atender cerca de 324 crianças, ampliando a oferta de educação infantil de qualidade no município.

A programação também contou com a inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento que passa a oferecer atendimento especializado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, fortalecendo a rede de proteção e acolhimento em Buíque.

Na sequência, foram entregues novos sistemas de dessalinização para comunidades da zona rural, ampliando o acesso à água potável por meio de tecnologia com energia solar. A iniciativa representa mais saúde, segurança hídrica e qualidade de vida para centenas de famílias que convivem com os desafios da escassez de água no município.

Durante a agenda, a governadora também autorizou a abertura de processos licitatórios para novas obras de infraestrutura viária, garantindo mais investimentos para a melhoria da mobilidade e do desenvolvimento de Buíque.

Em seu discurso, o prefeito Túlio Monteiro destacou que as conquistas são resultado do diálogo permanente e da parceria institucional construída com o Governo de Pernambuco.

“Hoje Buíque vive um momento histórico. Receber a governadora Raquel Lyra com esta demonstração de carinho da nossa população mostra que estamos no caminho certo. Cada obra entregue e cada investimento anunciado representam mais qualidade de vida, oportunidades e dignidade para o nosso povo. Seguiremos trabalhando, de mãos dadas com o Governo do Estado, para trazer ainda mais desenvolvimento para Buíque”, afirmou o prefeito.

A agenda consolidou mais um importante capítulo da parceria entre a Prefeitura de Buíque e o Governo de Pernambuco, reafirmando o compromisso conjunto de promover investimentos que transformam a vida da população e impulsionam o desenvolvimento do município

ARSÊNIO MEDEIROS PRESTIGIA SÃO JOÃO DE SURUBIM, ACOMPANHA GOVERNADORA RAQUEL LYRA E REFORÇA ARTICULAÇÃO POLÍTICA NO AGRESTE


O prefeito de Bom Jardim, Arsênio Medeiros, marcou presença na movimentada programação do São João de Surubim 2026, consolidando sua participação em um dos maiores eventos juninos de Pernambuco. Acompanhado da esposa, o gestor prestigiou a noite de shows realizada no Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino, que reuniu um público recorde para acompanhar as apresentações de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land.

Além de participar da programação cultural, Arsênio Medeiros integrou a agenda política que movimentou a cidade durante a visita da governadora Raquel Lyra. A chefe do Executivo estadual foi recepcionada pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, e pela ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral, em um encontro que reuniu diversas lideranças políticas de diferentes regiões do Estado.

A programação teve início com um jantar na residência do casal anfitrião, momento que serviu para fortalecer o diálogo entre gestores municipais, parlamentares, vice-prefeitos, vereadores e representantes de várias cidades pernambucanas. O encontro evidenciou a importância do São João de Surubim não apenas como uma grande celebração da cultura nordestina, mas também como um espaço de integração institucional e de fortalecimento das relações políticas em Pernambuco.

Ao lado da esposa, Arsênio Medeiros acompanhou toda a movimentação da noite, cumprimentando autoridades, lideranças e a população presente. O prefeito destacou a grandiosidade da festa, que mais uma vez atraiu milhares de visitantes e reafirmou Surubim como uma das principais referências dos festejos juninos do Estado.

"O São João de Surubim demonstra a força da cultura nordestina e a capacidade que os municípios têm de promover eventos que movimentam a economia, valorizam nossos artistas e fortalecem o turismo. É uma satisfação participar deste momento ao lado da governadora Raquel Lyra, de prefeitos e de tantas lideranças que trabalham pelo desenvolvimento de Pernambuco", ressaltou Arsênio Medeiros.

Durante a noite, o prefeito também participou de encontros com diversas lideranças políticas estaduais, ampliando o diálogo sobre projetos e parcerias voltadas ao fortalecimento dos municípios do Agreste. A presença da governadora Raquel Lyra reforçou o caráter institucional da agenda, que reuniu representantes de diferentes regiões em um ambiente de confraternização e troca de experiências.

Enquanto milhares de pessoas lotavam o Parque J. Galdino para acompanhar os shows dos principais nomes da música nacional, a programação também evidenciou a importância dos festejos juninos como instrumento de geração de emprego, renda e fortalecimento do comércio local. Hotéis, restaurantes, ambulantes e diversos setores da economia foram beneficiados pelo grande fluxo de visitantes.

A participação de Arsênio Medeiros e de sua esposa no evento reafirma a integração de Bom Jardim às principais agendas institucionais e culturais do Estado, fortalecendo o relacionamento com o Governo de Pernambuco e com lideranças municipais, em um momento marcado pela valorização das tradições nordestinas e pelo fortalecimento da união entre os municípios pernambucanos.

VICE-GOVERNADORA PRISCILA KRAUSE APRESENTA OS AVANÇOS NA POLÍTICA DE PROTEÇÃO À MULHER AO ENTREGAR 21º CRM EM PERNAMBUCO

Ao entregar o Centro de Referência da Mulher (CRM) em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, a vice-governadora Priscila Krause destacou os  avanços que o governo do Estado vem alcançando na política de proteção às mulheres em Pernambuco. Ela representou a governadora Raquel Lyra no evento de inauguração do 21º CRM aberto pelo governo desde fevereiro.

"A gente trabalha para que a violência não aconteça, para que mulheres não sejam agredidas. Mas se tiver um cara ainda afoito, que acha que pode fazer da mulher objeto e que pode ser violento com ela, a gente tem um recado. Aqui ele não se cria, porque agressor de mulher em Pernambuco paga o preço caro que a Justiça guardou pra ele", disse Priscila Krause.

A vice-governadora destacou a transformação no orçamento da Secretaria da Mulher como base de todas as ações. Em 2022, foram executados R$ 14 milhões, quase exclusivamente vindos de emendas parlamentares. Em 2025, o valor chegou a R$ 70 milhões, sem contar as emendas, classificadas pela gestora como muito importantes.

Com esses recursos no orçamento, o governo expandiu cursos de qualificação por todo o Estado, ampliou a frota de ônibus de atendimento móvel com equipes multidisciplinares para seis unidades e entregou carros de atendimento aos 184 municípios pernambucanos e a Fernando de Noronha. Só essa frota custou mais de R$ 15 milhões. "Mais que o orçamento inteiro da Secretaria da Mulher em 2022". 

As casas de abrigo para mulheres em risco de morte também foram requalificadas e hoje oferecem condições dignas, com atividades inclusive para os filhos das abrigadas. 

Priscila lembrou que o governo vai entregar mais 10 CRMs, dobrando a quantidade existente no Estado, com cofinanciamento estadual para custeio das equipes, em colaboração com os municípios. 

Na segurança pública, a gestão equipou e qualificou as polícias, colocou oito das 15 delegacias especializadas para funcionar 24 horas e garantiu uma viatura exclusiva da Patrulha Maria da Penha para cada unidade de polícia.

O canal 197 e o aplicativo Protege Mulher funcionam como delegacia virtual, permitindo denúncias com foto, vídeo e áudio. Priscila Krause reforçou que denunciar é fundamental, porque essa violência, diferente de um assalto, acontece dentro de casa, onde a mulher deveria estar protegida.

"No CRM as mulheres vão encontrar uma assistente social, psicólogo, advogado, mas, sobretudo, um eixo de apoio para que elas se sintam acobertadas nesses momentos tão difíceis de violência doméstica. E, quando o governo enxerga e pode fazer algo diferente, é isso que a gente entende como transformação e como política pública", declarou o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins.

A agenda também incluiu a assinatura da ordem de serviço para construção de uma Areninha, equipamento esportivo do governo que integra um programa de R$ 74,3 milhões que prevê 203 campos de futebol society em todo o Estado. Com gramado sintético, iluminação e alambrado, o espaço tem prazo de conclusão de seis meses e o objetivo de promover inclusão social e convivência comunitária, com foco na juventude e na população em situação de vulnerabilidade

RAQUEL LYRA PARTICIPA DA PENÚLTIMA NOITE DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE AO LADO DE ZECA CAVALCANTI

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, marca presença na noite deste sábado (27) na penúltima noite do São João de Arcoverde, um dos festejos juninos mais tradicionais do Sertão pernambucano. A partir das 20h, ela participa da programação ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti, no Pátio de Eventos da Antiga Estação Ferroviária, acompanhando uma das noites mais aguardadas da festa.

A visita reforça a importância do evento para o calendário cultural de Pernambuco e evidencia o apoio do Governo do Estado às manifestações populares que movimentam a economia e preservam as tradições nordestinas. Ao longo da programação, o São João de Arcoverde tem atraído milhares de moradores e turistas, impulsionando o comércio, a rede hoteleira, bares, restaurantes, serviços e o trabalho de pequenos empreendedores.

Além de prestigiar as apresentações artísticas e culturais, Raquel Lyra deverá cumprimentar o público, artistas e lideranças da região, fortalecendo a parceria institucional entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Arcoverde. A presença da governadora ao lado de Zeca Cavalcanti simboliza o compromisso conjunto com a valorização da cultura popular e com iniciativas que promovem desenvolvimento econômico por meio do turismo de eventos.

Com uma programação que reúne grandes atrações e celebra as tradições do Nordeste, a penúltima noite do São João de Arcoverde promete mais uma vez lotar o Pátio de Eventos da Antiga Estação Ferroviária, consolidando o município como um dos principais destinos juninos de Pernambuco e encerrando a reta final da festa em clima de muita animação, forró e valorização da identidade cultural sertaneja.