sexta-feira, 26 de junho de 2026

AGRINORDESTE REUNIRÁ EXPOSITORES, PRODUTORES E ATRAÇÕES CULTURAIS EM PERNAMBUCO


Faltando 70 dias para sua realização, a 33ª edição da Agrinordeste já registra ritmo acelerado na venda de estandes e espaços de exposição. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a feira acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções, reunindo empresas, produtores rurais, instituições e marcas ligadas ao agronegócio.

De acordo com a organização, a procura antecipada reforça a importância da Agrinordeste como uma das principais vitrines do setor no Nordeste. A expectativa é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que atraíram milhares de visitantes e movimentaram oportunidades de negócios, capacitação e networking.

Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços dedicados à inovação, mercado pet e moda agro. Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos maiores encontros do agronegócio nordestino, conectando o campo, a tecnologia e o mercado

BIBI PERIGOSA É MORTA POR DETENTA DENTRO DE PRESÍDIO

Conhecida pelo vulgo de Bibi Perigosa, uma detenta identificada como Gabriela Ribeiro Lebarbechon, de 24 anos, foi morta dentro da Penitenciária Feminina de Criciúma, em Santa Catarina, no domingo (21).

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri), outra detenta confessou ser a autora do crime. O motivo ainda está sendo investigado. Em nota oficial, a Sejuri informou que, assim que a situação foi identificada, policiais penais iniciaram os protocolos de emergência e prestaram os primeiros socorros.

A detenta que assumiu a autoria do crime foi encaminhada à autoridade policial e presa em flagrante pelo homicídio de Gabriela

Quem era Gabriela, a “Bibi Perigosa”
Gabriela era natural de Orleans, no Sul catarinense. O apelido “Bibi Perigosa” faz referência à personagem de mesmo nome da novela A Força do Querer, da TV Globo, interpretada por Juliana Paes. Na trama, a personagem Bibi abandona a vida estável e entra para o crime.

STF MANDA TRANSFERIR DANIEL VORCARO PARA A PAPUDINHA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou nesta quinta-feira (25) que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Master, seja transferido, em um prazo de 24 horas, para uma cela na Papudinha, no Complexo da Papuda.

Vorcaro está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF) desde março deste ano. Ele foi autorizado a ficar no local para ter maior contato com sua advogados enquanto negociava um acordo de delação premiada com a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

No entanto, a PF e o Ministério Público rejeitaram as duas propostas apresentadas pela defesa de Vorcaro. As autoridades avaliaram que as propostas pouco avançaram em relação ao que já foi apurado pela Polícia Federal.

Como as negociações não evoluíram, a PF solicitou a transferência de Vorcaro. A corporação alegou que o local só tem cela para presos de passagem, o que não é o caso do ex-banqueiro. Ele cumpre prisão preventiva, ou seja, sem prazo determinado.

Além da transferência, Mendonça ordenou ainda que a direção da Papudinha "adote todas as providências necessárias para preservar a incomunicabilidade entre os custodiados presos em razão da denominada Operação Compliance Zero".

Daniel Vorcaro é investigado na Operação Compliance Zero. Ele é apontado como líder de um suposto esquema que envolve crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, além de táticas de intimidação, coerção e invasão de dispositivos informáticos

TERREMOTO NA VENEZUELA PODE TER DEIXADO ATÉ 100 MIL MORTOS

Do SBT NEWS
Os terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24) podem ter deixado de 10 mil a 100 mil mortos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor foi sentido em diferentes pontos do país, incluindo a capital, Caracas, e também por moradores da vizinha Colômbia. As informações são do jornal local "El Nacional".

O primeiro abalo teve magnitude 7,2 e ocorreu às 18h04 (horário local), com epicentro a cerca de 21 km a oeste de Morón, de acordo com o USGS. Quase um minuto depois, um novo terremoto de magnitude 7,5 atingiu a mesma região, agravando a situação e ampliando os danos estruturais.

Em Caracas, as cenas descritas por jornalistas da AFP eram de destruição e pânico generalizado, com o desabamento de ao menos um prédio de 22 andares no bairro de Altamira. Pessoas gritavam por familiares entre os escombros enquanto voluntários tentavam ajudar na busca por sobreviventes, já sob condições precárias e com pouca iluminação ao cair da noite.

Em um centro comercial movimentado de Altamira, o tremor provocou correria imediata, com prateleiras caindo e pessoas evacuando às pressas, segundo relato de repórteres da AFP. "Foi incrível, nem sei quanto tempo durou", contou a lojista Heidi Romero, de 42 anos, ao descrever a fuga pelas escadas de emergência. "Eu estava no último andar. Muitas coisas caíram de algumas lojas."

Outra testemunha, a bancária Odalis Escalona, de 54 anos, relatou danos estruturais no prédio onde estava no momento do abalo. "A escada se soltou, a parede inteira rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível", relatou. Em várias áreas da capital, faltou energia elétrica e ruas ficaram cobertas por estilhaços de vidro.

Ao longo da noite, grupos de moradores permaneciam nas ruas de Caracas, temendo novos tremores secundários enquanto aguardavam autorização para retornar a residências e locais de trabalho. Equipes de emergência seguem atuando em meio a escombros e instabilidade estrutural em diferentes pontos atingidos

RAQUEL DISSE A CAIADO QUE TEM LIBERDADE SOBRE APOIO NA DISPUTA PRESIDENCIAL


A governadora Raquel Lyra (PSD) disse, nesta quinta-feira (25), que não teve oportunidade de encontrar o pré-candidato à Presidência da República do seu partido, Ronaldo Caiado, que conversou com ele por telefone. Não revelou o teor da conversa, mas contou que o correligionário compreende a sua estratégia de esperar o momento certo para se posicionar sobre a disputa nacional.
“Não consegui, mas a gente conversou com por telefone e com o presidente (do PSD) Gilberto Kassab. Ele sabe da minha posição e deixou de maneira muito clara isso na imprensa, quando deu as entrevistas. Ronaldo Caiado é um cara que eu tenho respeito, tenho admiração”, disse Raquel Lyra, acrescentando “ter liberdade aqui em Pernambuco para construir o melhor caminho para o nosso povo e para o nosso Estado”.

Questionada sobre quando será construída, a governadora foi curta na resposta: “Todos os dias”. Há uma expectativa de que Raquel declare apoio ao presidente Lula (PT), porém ela pode repetir a estratégia de 2022, quando ficou neutra. E assim evitar que Lula venha a Pernambuco e faça campanha ao lado de João Campos (PSB).

Quanto à programação que terá, a partir de 5 de julho, devido aos impedimentos impostos pela legislação eleitoral, Raquel disse que continuará trabalhando no mesmo ritmo.

“Eu não vou entregar, mas os outros entregam por mim. A gente vai continuar trabalhando com o pé no acelerador. O fato de eu não estar presente na inauguração não diz nada, até porque a gente já entregou muita obra que eu não fui inaugurar porque nossos secretários estavam presentes. Tem mais de 20 estradas que foram feitas e eu não inaugurei. O mais importante é entregar o serviço à população. Então, o nosso time vai estar entregando, o que a gente não pode é perder o prumo. E eu vou continuar trabalhando, moendo. Na última segunda-feira, por exemplo, era dia de ponto facultativo, mas eu saí às 9h da noite. A gente estava trabalhando e vai continuar assim”, comentou a governadora.

As declarações foram dadas na cerimônia de formação de 36 oficiais do Corpo de Bombeiros. “Hoje é dia de celebração, onde a gente traz novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. A gente esteve aqui há 15 dias, entregando praças do Corpo de Bombeiros, na maior contratação da história. A gente está completando esse ciclo, são 660 novos bombeiros militares contratados para trabalhar no Governo de Pernambuco”, ressaltou.

SERRA TALHADA

Raquel Lyra também falou sobre a ocorrência nos festejos juninos de Serra Talhada, no qual um homem fez disparos com arma de fogo e cinco policiais militares foram feridos. Outras 10 pessoas também foram atingidas e o suspeito morreu na troca de tiros.

“Eu lamento profundamente pelo ocorrido. Nós temos feito o São João mais seguro da nossa história lá, com o lançamento de efetivo, com equipamentos. Infelizmente teve uma atitude isolada de uma pessoa que chegou atirando nos nossos policiais. Mas a investigação está aberta. Os nossos policiais estão sendo cuidados, passando por cirurgia, mas nenhum deles corre risco de vida”, assinalou a governadora

quinta-feira, 25 de junho de 2026

FLÁVIO BOLSONARO VEM A PERNAMBUCO NO DIA 9 DE JULHO

O pré-candidato à Presidência da República pelo PL, senador Flávio Bolsonaro, estará em Pernambuco no dia 9 de julho. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira(25), durante a reunião do diretório estadual com as principais lideranças do partido. A visita será tratada como um momento estratégico para fortalecer a presença do PL no Estado, ampliar o diálogo com lideranças políticas e consolidar a mobilização em torno do projeto nacional.
De acordo com os liberais, a expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no Estado marque uma nova etapa de mobilização do PL, com foco no fortalecimento da direita, na organização das bases e na construção de um palanque competitivo para 2026.

A reunião conduzida pelo presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, também foi para tratar de uma possível candidatura majoritária em Pernambuco. O assunto vem sendo especulado, desde que saiu a informação de que Flávio Bolsonaro quer ter um palanque no Estado. Porém, ainda não foi hoje que os liberais chegaram à decisão.

Na nota enviada à imprensa, “foi reforçado que qualquer definição sobre o caminho do PL no Estado é construída de forma conjunta com a direção nacional da legenda”. A avaliação interna é de que Pernambuco terá papel importante no projeto nacional do partido, e Anderson Ferreira deverá levar à cúpula nacional o sentimento colhido junto às bancadas e lideranças locais antes de qualquer decisão oficial sobre uma candidatura majoritária a governo ou ao senado”, diz o texto.

“A reunião de hoje foi importante para avançarmos no alinhamento político do PL em Pernambuco diante dos desafios de 2026. Temos clareza do tamanho da nossa responsabilidade e vamos seguir fortalecendo o partido, preparando nossas bases e garantindo que o Estado esteja inserido de forma protagonista no debate nacional”, afirmou Anderson Ferreira.

RAQUEL LYRA CUMPRE MARATONA DE ENTREGAS E LANÇA NOVOS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO, MORADIA E AGRICULTURA FAMILIAR

A governadora Raquel Lyra terá uma sexta-feira (26) marcada por uma extensa agenda de ações voltadas ao fortalecimento de áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento de Pernambuco. Em compromissos que passam pelo Recife, Olinda e Camaragibe, a chefe do Executivo estadual fará entregas, lançará novos programas e anunciará investimentos que abrangem educação infantil, habitação, regularização fundiária e agricultura familiar.

A programação tem início às 10h, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, onde será lançado o novo programa estadual de cisternas. A iniciativa contará com investimento de R$ 40 milhões e pretende ampliar o acesso à água para famílias da zona rural, especialmente em regiões afetadas pela escassez hídrica. O objetivo é fortalecer a convivência com o semiárido e garantir melhores condições para pequenos produtores rurais.

Durante o evento, o Governo do Estado também entregará tratoritos, veículos e diversos equipamentos destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e do setor agropecuário. Somados, esses investimentos ultrapassam R$ 30 milhões e buscam ampliar a capacidade produtiva dos agricultores, oferecendo melhores condições para o preparo da terra, transporte da produção e apoio às atividades desenvolvidas no campo.

À tarde, às 14h, a governadora estará no bairro de Peixinhos, em Olinda, para mais uma etapa do Programa Morar Bem Pernambuco. A agenda reúne duas frentes importantes da política habitacional estadual: a regularização fundiária e a melhoria das condições de moradia. Na ocasião, serão entregues 141 títulos de propriedade, garantindo segurança jurídica para famílias que aguardavam a documentação definitiva de seus imóveis, além da conclusão da requalificação de 378 residências, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores beneficiados.

Além das entregas, o evento contará com autorizações para o início de novas obras, ampliando o alcance das ações habitacionais do Estado e reforçando o compromisso da gestão com a redução do déficit habitacional e a valorização das comunidades.

Encerrando a agenda, às 16h, Raquel Lyra inaugura o Centro de Educação Infantil José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe. A nova unidade foi construída para atender até 324 crianças e integra a estratégia estadual de expansão da oferta de educação na primeira infância.

A creche dispõe de dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, espaços administrativos e estrutura totalmente acessível, oferecendo um ambiente planejado para o desenvolvimento infantil, o acolhimento das famílias e melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

A sequência de compromissos evidencia uma agenda voltada para investimentos em diferentes áreas sociais e econômicas, reunindo ações que vão desde o fortalecimento da produção rural e da segurança hídrica até a ampliação da educação infantil e das políticas de habitação. Com iniciativas distribuídas em três municípios da Região Metropolitana do Recife, o Governo de Pernambuco busca consolidar programas que impactam diretamente o cotidiano da população e ampliam a infraestrutura pública em setores considerados essenciais para o desenvolvimento do Estado.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA REFORÇA SEGURANÇA PÚBLICA COM FORMAÇÃO DE 457 POLICIAIS CIVIS, ENTREGA DE 124 VIATURAS E UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO À MULHER

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco
Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.
“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.
O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana. 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.
Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.
Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.
O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.
Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.
MULHER - Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom